Tradicional time de futebol migueloestino se prepara para a temporada 2012 e sonha com o acesso a “Série B” estadual no próximo ano
Celso Zílio, presidente do Clube Esportivo Guarani |
No final do mês passado, Celso Zílio, mais conhecido com Této, foi novamente eleito presidente do Clube Esportivo Guarani de São Miguel do Oeste. Zílio deve presidir por mais dois anos o maior clube de futebol de São Miguel do Oeste. Além do presidente foram eleitos para vice-presidente do clube, Miguel de Moura e segundo vice-presidente, Sérgio Holffelder. Para o conselho fiscal efetivo, Nereu Mazuti, Zilton Zílio e Edi Burim e os suplentes, Clair Geller, Eulo Centenaro e Pedro Schacker. A nova diretoria coordenará as atividades nas temporadas de 2012 e 2013. Para falar sobre os trabalhos a frente do Guarani, Této concedeu entrevista a mim cuja matéria foi publicada no Folha do Oeste no início deste mês, ele revelou as metas e ambições do clube para os próximos dois anos.
PRIORIDADES
Conforme o presidente do Guarani a prioridade dos trabalhos será no aprimoramento do futebol. “Queremos dar segmento aos trabalhos de administração interna do clube que são muito importantes. Mas na verdade faremos uma soma de trabalhos internos com o futebol que é nossa prioridade. Acredito que será um 2012 bem melhor que 2011 em virtude de vários pontos que estavam sendo administrados e foram corrigidos ainda no ano passado”, comenta.
Quanto às competições a serem disputadas Této ressalta que o Estadual de Amadores será uma das principais metas. “Temos o Campeonato Estadual de Amadores e estamos pensando em levar a equipe de base para as disputas da fase de Estadual de Amadores no sub-17. Começamos esse trabalho de base em 2011 e agora temos uma equipe de base também em condições de disputar o Estadual de Amadores na fase sub-17. Esse será um dos pontos fortes nosso. Estamos incentivando os trabalhos de base com a expectativa de possivelmente no futuro poder revelar algum atleta nosso na equipe principal. As duas equipes, principal e sub-17, creio eu que estarão na disputa do Estadual de Amadores de 2012, esse é nosso desejo”.
EQUIPE
Quanto à formação da equipe para este ano o presidente do Clube Esportivo Guarani revela que está sendo feito uma reavaliação dos trabalhos realizados em 2011. “Estamos planejando juntarmos hoje a maioria dos atletas do time que residem em São Miguel do Oeste. Creio que temos um bom potencial de atletas na nossa cidade e também na região e temos que aproveitar isso. Mas se precisarmos buscar atletas de mais longe buscaremos, o que queremos é montar uma equipe competitiva, um grande time, por que em 2013 queremos tentar o acesso à segunda divisão estadual que é o pensamento de todos”, revela.
CASO GROLI
Um dos desejos da diretoria do Guarani é conseguir a comprovação da propriedade ou da formação do atleta Douglas Groli, atualmente contratado pelo Grêmio. “O Guarani sempre buscou resgatar aquilo que é do clube. Temos alguns documentos de 2005 e 2006 que são importantes. Também já tivemos contato com a família Groli e estamos aguardando esse período de recesso da justiça. Mas nos próximos dias serão analisados esses documentos a fim de verificar se o que o clube possui em mãos serve para darmos entrada e encaminhamentos legais da propriedade ou da formação do atleta Douglas Groli. Isso certamente vai acrescentar muito e ajudar o Guarani. Além de servir de base para essa garotada que esta começando no futebol para que cada vez mais se dediquem ao esporte se tornem profissionais vindo a atuar em grandes equipes se for o desejo deles”, destaca.
Segundo Této, o clube vai fazer o possível para provar na justiça que é de propriedade a formação do atleta no Guarani. “O que não queremos é criar qualquer tipo de atrito com a família do atleta. Se tivermos direito para resgatar diante da Chapecoense é claro que vamos buscar. Essa formação do Douglas foi muito importante, como outros atletas que foram formados aqui e hoje atuam em outros clubes”, ressalva ele que diz: “O que infelizmente nos deixa bastante preocupados é a forma com que ele foi encaminhado à Chapecoense. Estamos buscando provas para resgatarmos desse direito da formação de passe”.
ATIVIDADES PRÁTICAS
Um dos desejos dos diretores do Guarani é apresentar toda a equipe técnica e de atletas ainda este mês. “Nos reunimos nessa semana para definir alguns pontos no sentido de buscarmos negociações futuras para uma comissão técnica para o time. Estamos avaliando e aguardando posicionamentos destas pessoas que estão sendo contatadas e existe uma grade possibilidade de no dia 31 de janeiro apresentarmos a comissão técnica e os atletas para que possamos dado início aos trabalhos”, diz.
EXPECTATIVAS
“Com apoio maciço dos conselheiros e da confiança que nos depositaram é claro que nossa responsabilidade aumenta muito mais diante da presidência. Nosso propósito é inovar é pensar grande, pensar alto. Estamos focando no futuro, olhando para frente , com os pés no chão claro, mas entendemos com esse voto de confiança juntamente com a sociedade de São Miguel do Oeste, as autoridades locais que nos representam no Estado na esfera Federal juntamente com os presidentes da comunidades do município, com nossos sócios e conselheiros formar um grande debate para chegarmos a um consenso legal para o clube com uma visão de futuro duradoura que possa seguir os trabalhos em novas gestões”, diz Této.
TORCEDOR
“Os torcedores podem ficar tranquilos que iremos procurar fazer o melhor em termos de futebol para o Guarani. Nos empenharemos o máximo que for possível para atender os anseios de todos. Nosso objetivo, é montar uma equipe que seja campeã, infelizmente o ano passado não deu, mas temos esperança de que agora a gente consiga resultados e êxitos para 2012. Vamos trabalhar unidos com o pensamento positivo para alcançarmos isso”, destaca.
ELIMINAÇÃO
Um momento deprimente para o Guarani foi a eliminação na semifinal do Estadual de Amadores do ano passado. “Foi um momento de desatenção, hoje serve de exemplo para próximas competições. Certamente quem estiver no comando da equipe nesta temporada ira sempre lembrar dessa data. Isso agora serve para nos acrescentar e serve como um belo exemplo daquilo que não esperávamos ter acontecido”, lembra.
SEGUNDA DIVISÃO
“Em 2013 queremos buscar a condição de uma segunda divisão, precisamos nos recompor financeiramente muito bem, e também precisamos o apoio da sociedade do poder público do Estado, dos nossos patrocinadores para que cheguemos ao final deste ano em condições de voltar a participar de competições estaduais como foi nos anos 70. A hora é essa, temos que nos abraçarmos e lutarmos por esse ideal”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário