Apicultor comemora fartura de mel
A alta floração em função das condições climatológicas mais uma vez favoreceu apicultores da região
Santa Catarina é conhecida no cenário nacional por ser um dos três estados que mais domestica abelhas, o que consequentemente, coloca a apicultura catarinense entre uma das maiores produtoras de mel do Brasil. Em 2010, o estado foi responsável por mais de 10% da produção melífera no país, que chegou a quase 40 mil quilos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O extremo oeste catarinense, de acordo com dados divulgados pelo Sebrae, em 2007, possuía cerca de 20 pequenas associações do segmento apícola que envolviam a atividade de 1 mil produtores, e aproximadamente 20 mil colmeias que produziam em média 400 toneladas de mel por ano.
Em São Miguel do Oeste, o casal de apicultores Nerio Stedili e Doriti Maria que já estão no ramo há quase 10 anos, comemoram a boa colheita. "É uma baita safra, estamos calculando em torno de 6 mil quilos, isso para nós é inédito, nunca havíamos colhido tanto em um único ano", diz Nério. Em média, segundo ele, a produção anual chega há menos de 4 mil quilos.
Na colheita de 2011, o casal conta que em função da estiagem, houve uma situação atípica, onde ocorreu com isso, três coletas de mel. Na ocasião, o médico veterinário Rafael Dal Ri Segatto, explicou que devido aos grandes períodos de calor e pancadas isoladas de pouca chuva, houve um grande estimulo da florada em vários momentos, e isso então impulsionou a produção. "Com essas três colheitas chegamos a 7 mil quilos de mel. Para nós foi algo inédito. Como está sendo este ano também, já que em uma só colheita chegamos bem perto do que foi coletado nas três safras do ano passado", acrescenta o apicultor.
COLETA
![Foto: Fernando Dias](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqb_znFzCrhtuwXUnUOaF5UC-v22iu1pt5qr4vR6biTkVr8BjPsaU1owlo5U5ogOsRIgxc6m2AcDzbAn1yLdwoMJAGGdRHNMzj6EEoyzcxmF5L54yvBoo7O6Eff47317M7USpbfQ6XmcXw/s320/IMG_6332.jpg)
Este ano mais uma vez, segundo relata o apicultor, mesmo não sendo registrada estiagens, o clima favoreceu a apicultura. "Houve uma excelente florada de flor de uva japonesa, que é a base principal da produção do mel de nossas abelhas".
MANEJO
Em média, conforme os apicultores, cada colmeia têm cerca de 60 mil abelhas. E além de uma boa florada o manejo e o cuidado são essenciais para uma boa safra. "A maior mão de obra esta na colheita. A manutenção é mais tranquila, mas é importante porque se não cuidar não vai ter safra. Uma boa rainha faz uma boa postura de ovos e isso é fundamental para a produção", comenta.
Ao todo a coleta do mel das mais de 230 colmeias de Stedili, levou cerca de três semanas. Agora, o casal trabalha, na agroindústria instalada na propriedade, no processamento do material que é vendido para mais de 15 mercados da cidade. "Estamos negociando para vender também para a Conab/SC (Companhia Nacional de Abastecimento de Santa Catarina) que repassará o produto para entidades beneficentes".
Fernando Dias
Jornalista MTB-SC 4468