Pesquisar no blog

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Destino de hoje: linha Coqueiro – Itapiranga (SC)

Andanças pela cidade considerada o berço nacional da Oktoberfest

Hoje cedo (segunda-feira, dia 16) fui até a linha Coqueiro, interior de Itapiranga, Extremo Oeste catarinense para visitar a propriedade da família Becker que vive da agricultura, mais precisamente da produção do gado de leite.

Sim, eu me molhei para fazer essa foto!
Dia muito quente, (temperatura bem acima dos 30 ºC) estrada com muita pedra e poeira, sol de rachar, mas como sempre valeu a pena. Na linha Coqueiro conhecei Alejandro Becker e seu filho Bruno, que apostaram em um sistema de irrigação para pasto. Uma forma (muito inteligente, do meu ponto de vista) para se precaver de períodos de estiagens que já há alguns anos é algo comum na região, pena que alguns ainda não se convenceram disso.

Como estava em Itapiranga, aproveitei para conhecer e registrar uma figueira da espécie Ficus Organensis localizada em uma das praças do município.

Conta a história que esta árvore de 44 anos é “filha” da figueira centenária da praça XV de Novembro de Florianópolis. Quando fotografava a figueira, larguei meu bloco de anotação em cima de um banco. E adivinha o que aconteceu! Esqueci ele lá. Só fui me dar conta quando estava chegando à propriedade dos Becker.
Ficus Organensis


Felizmente a caneta ficou no bolço e ainda tinha o celular com a opção de gravar que garantiu a entrevista e o depoimento dos agricultores. Por isso nem esquentei tanto, até por que essa não é a primeira vez que isso acontece, já perdi o bloco de anotação outras vezes (mas nada de grave), contudo essas são outras histórias.

No caminho de volta, passei novamente pela praça e adivinhe de novo! Meu bloco de anotação estava lá! Intacto! (eu acho pelo menos, não posso garantir que alguém não o tenha visto). Isso umas duas ou três horas depois.
Rio Uruguai - Itapiranga (SC)

Pra fechar a visita a Itapiranga não podia deixar de contemplar as águas do Rio Uruguai e tirar algumas fotos. Bom, agora depois disso tudo só resta sentar em frene ao computador e começar a redigir as matérias que serão publicadas na edição 1694 de quarta-feira, dia 18.  É isso aí, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário