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quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Falta de manutenção aumenta risco de acidentes

A falta de manutenção da PRT-163 no trecho entre Barracão, Santo Antônio do Sudoeste e Pranchita é sem duvida um desafio aos motoristas da região que dependem da rodovia.

A redução de distâncias entre os portos do Mercosul oferecida pelo Porto Seco de Dionísio Cerqueira, aumenta consideravelmente o movimento de carretas e veículos de carga, resultando em estradas totalmente esburacadas e intransitáveis.

Para o caminhoneiro Adair José Rosa, residente em Dionísio Cerqueira, na saída de Barracão, sentido Santo Antônio do Sudoeste, não há mais asfalto. “Hoje em dia é mais difícil encontrar trechos com asfalto, do que trechos que mais parecem estrada de chão. Estes dias meu filho veio me visitar. Depois do centro da cidade, disse a ele para reduzir que não tinha mais asfalto, porque é a realidade,”conclui.

A secretária de planejamento de Barracão Neiva Coradini, diz que a responsabilidade de manutenção da rodovia, com exceção do centro da cidade, é do Governo Estadual. “Quando o problema fica no centro da cidade, nós enviamos o pedido de manutenção para o Departamento de Pato Branco, que manda executar os serviços”.

Segundo ela existe um projeto para um novo asfalto, para a construção de uma 3ª pista e área de pedestres, já que não tem acostamento, mas sem data para sair do papel.

Carlos Iutes, fala sobre o tempo gasto para se deslocar de uma cidade para outra, além do perigo de acidentes acontecerem. “Por causa das condições da rodovia a gente tem que reduzir, para não danificar o veículo, e às vezes, é preciso invadir o acostamento, para desviar dos buracos, que é um perigo para os pedestres, pelo risco de acontecer um acidente”.

Além disso, constantemente carretas “quebram” em plena serra, causando transtorno e acidentes que poderiam ser evitados. Operação “tapa-buraco” não é a solução, já que chuvas constantes, bastam para torná-los ainda maiores.
                                                      Foto: Divulgação

Outros detalhes, sobre rodovias mal conservadas.
http://www.dnit.gov.br/
http://www1.an.com.br/1999/dez/23/0ger.htm

Marcio Bona

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