A III Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) ocorre de 20 à 22 de outubro na Unoesc, Campus de São Miguel do Oeste. O objetivo, segundo Rafael Gomes, um dos membros Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), é orientar e apresentar medidas para a prevenção de acidentes, preservando a saúde e a integridade física dos trabalhadores e de todos os que interagem com a universidade.
A Cipa, é uma comissão composta por representantes do empregador e dos empregados. Na 3ª Sipat, já foram ministradas palestras sobre uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI´s) ministrada pelo professor Antônio Carlos Bueno Filho, Direção Defensiva, ministrada por Ivandro Espengler, instrutor de auto escola e Cuidados com a Voz, orientada pela fonoaudióloga, Delcir Schwambach. Amanhã (22) deve acorrer a palestra sobre Primeiros Socorros, também ministrada pelo professor Antônio Carlos Bueno Filho.
As palestras, de acordo com Gomes, são importantes para todos os colaboradores da instituição, pois se ocorrer um acidente grave “as sequelas poderão acompanhar o funcionário para o resto da vida, com a orientação de profissionais, os funcionários da Unoesc poderão prevenir todo tipo de acidente.” Argumenta o membro da Cipa.
Participação de Funcionários
A funcionária da instituição, Jussandra da Silva, participou da palestra sobre Direção Defensiva, de acordo com ela esta orientação é importante não só para os que trabalham como motoristas, mas para todos os que dirigem no dia-a-dia “a direção defensiva além de prevenir acidentes também servirá como como um conhecimento a mais”. Ela destaca também que a palestra é válida inclusive para caroneiros, que podem auxiliar o motorista na condução mais segura de veículos.
A atendente da biblioteca, Camile Sebben, garantiu sua participação na palestra sobre Primeiros Socorros, que ocorre amanhã (22). As inscrições para participar das palestras estavam abertas para funcionários e acadêmicos. No entanto, havia um limite de inscritos. Camile diz que escolheu este tema pois acha interessante ter este tipo de noção. “Certa vez uma moça teve um crise de convulsão na biblioteca, não sabíamos ao certo com agir, então chamamos os bombeiros que levaram um certo tempo para chegar até o local”. Com esse conhecimento ela ressalta que poderá agir melhor diante de um acidente inesperado.
Fernando Dias